sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Fé x Religião

Depois de uma grande discussão acerca do tema Fé e Religião com meus familiares, pensei em externar minha opinião.
Sempre respeitei o livre arbítrio de todos que me cercam. Aliás, acho que é fundamental saber respeitar, uma lástima que esta atitude seja pouco praticada.
Fico extremamente furiosa quando tentam me impor uma opinião, como se quisessem fazer uma espécie de "lavagem cerebral" na minha mente. Nada me consterna mais que isto! E principalmente se o assunto for religião.
Este, por natureza é um assunto indiscutível. Crença e fé são questões muito íntimas e delicadas, portanto devemos ter muito cuidado ao tocarmos neste assunto.
Porém, somos desrespeitados constantemente em nossos próprios lares, invadidos por pessoas que querem nos impor a todo custo suas religiões.
Há algum tempo atrás, TRÊS testemunhas de jeová passaram na minha casa em um intervalo de 15 minutos. Recebi-os na porta, escutei tudo o que queriam me falar educadamente e no momento que eu queria falar a minha opinião sobre o que disseram a mim, ouvi a MESMA coisa de todos: "Viu só? Este é o demônio se manifestando em você. É ele que está te impedindo de vir conosco."
Isto é coisa que se diga para uma pessoa? É assim que desejam conseguir fiéis? Extrema falta de respeito dizer tal absurdo a uma pessoa! E o pior é saber que as pessoas se fragilizam com estes comentários maquiavélicos, entram em estado de choque, se desesperam e acabam frequentando estas religiões por acreditar que estão com o demônio, de fato. Crueldade mexer com o sentimento das pessoas desta forma! 
Assim como há também certos espertinhos que brincam com a crença das pessoas somente para arrancar seus míseros salários em troca de milagres inexistentes, como vemos todos os dias. Como aquele bispo Edir Macedo da Universal que se aproveitava da fé e ignorância alheia para enriquecer.
Sei que este tema nos traz imensas indignações e discordâncias. Mas a essência que gostaria de extrair deste assunto é o verdadeiro significado da palavra Fé.
Erroneamente, a fé está diretamente ligada com a religião. Isto não procede. Fé é acreditar, ter confiança! Não necessariamente em uma religião, mas acreditar em si mesmo. Saber que temos o poder de mudar nossas vidas através das boas vibrações que emitimos, dos pensamentos positivos e das boas ações que temos.
O poder da Fé está dentro de cada um e não existe religião que mude e faça mágica na sua vida se você não acreditar que isto realmente pode acontecer!
Vamos “tirar as viseiras” que nos impedem de descobrirmos nosso potencial.
Ah, se todos descobrissem o poder adormecido que existe dentro de cada um...


4 comentários:

  1. Fernanda! Que saudade...

    Bem, acredito na mesma coisa que você. Fé é ter confiança. É saber que recebemos o que transmitimos, e é por isso que procuramos (ou deveríamos procurar) transmitir sempre coisas boas.
    Eu ainda penso que a "criação" de "coisas" fora da gente, como o destino, Deuses, o demônio e tantas outras coisas são uma bela forma de, além de tirar a culpa de nós mesmos, fazer com as coisas sejam explicadas de forma mais simples do que realmente são e, além disso, fazer com que a gente acredite que há algo acima de nós... Se há mesmo, são outros 500 e e aí que entra a nossa própria opinião (e, convenhamos, muita gente não tem... haha)

    Lembrei da frase do Da Vinci: "Cegante ignorância nos ilude. Ó miseráveis mortais, abri os olhos".

    Bela reflexão.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Ola Carina!!!
    Saiba que minha saudade é recíproca...
    Que alegria te ver aqui!
    Concordo com tua opinião.
    Vivemos em busca de explicações para o inexplicável, justamente para nos sentirmos mais tranquilos...
    Afinal, acreditar que há uma força maior que rege nossa vida e o universo como um todo é mais aceitável.
    Seria inútil pensar que nossas experiências e aprendizados nesta vida acabam com a morte...
    Mas isso já é assunto para um novo post... hehehe...
    Obrigada por me seguir, por comentar e passe sempre por aqui. Agora que sei que tens um blog, também irei te visitar, ok?
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi linda. Concordo plenamente contigo. Acho fé uma questão muito delicada e pessoal, cada um tem a sua (ou não tem). Quando estourou o escândalo Edir Macedo, escrevi isso aqui http://adjuntoadverbial.blogspot.com/2009/08/fe-que-move-o-mundo.html se quiseres ler e ter noção da minha opinião a respeito, à vontade :) Parabéns pelas palavras, sempre tão bem colocadas. Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê! Amei teu post! Partilho da mesmíssima opinião! Fé e religião são extremamente diferentes. Elas coexistem, mas a fé pode existir sem a religião.
    Já fui muito julgada por ter essa mesma opinião, mas com certeza sou muito mais feliz que muitos religiosos inveterados!
    Parabéns!
    Sempre que posso acompanho teu blog!
    Beijo grande

    ResponderExcluir